sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Educação e disciplina

A educação no Brasil, vem enfrentando inúmeros problemas com relação ao fracasso escolar, e muitos indicadores apontam para os comportamentos indesejáveis em sala de aula. Contudo, pouco se tem feito na prevenção dos problemas de aprendizagem.
Há um paradoxo em relação ao ensino de qualidade nas escolas públicas brasileiras, tanto que os professores dessas escolas, buscam as escolas particulares para seus filhos, por não acreditarem na política de ensino das escolas nas quais lecionam. Um paleativo que chama a atenção, é o caso dos "amigos da escola". Por que, eles são tão importantes no complemento da educação escolar "pública"? O trabalho ofertado pelos "amigos da escola",  é voluntário - eles são, na maioria, artistas de várias modalidades, mas, será que são observados em sua didática? A boa vontade de ajudar, de passar um conhecimentos que temos, não quer dizer que possamos fazê-lo com facilidade e adequadamente como um profissional da educação, este deverá saber lidar com os alunos que apresentarem algum transtorno, ou distúrbio funcional, que possa interferir em seu aprendizado.
Durante muito tempo, muitos estudiosos, assim como Piaget, Vigotsky, Scoz, tem mostrado preocução com critérios bem definidos, referentes à aprendizagem e as dificuldades que sofrem algumas crianças na idade escolar. Dentre seus estudos estão: a influência sociocultural, desestrutura familiar e socioeconômica. Além desses, podemos citar a falta de contato com elementos essenciais ao bom desempenho nas atividades estudantis como: livros e o fácil acesso à informática. As escolas públicas do Ceará, principalmente na zona rural, em pleno século XXI, não possuem estrutura para seus laboratórios de informática. Os computadores encontram-se empilhados e ainda lacrados (Matéria divulgada pela TV Verdes Mares - Fortaleza em: 20.02.2011.
O fato é que tudo isto, parece mais, uma indisciplina generalizada. Ninguém se preocupa com essa desorganização. Será que o aluno adquire indisciplina na escola? Temos certeza que, os pais de hoje são resultado dessa educação conturbada; e para o futuro? Será que vamos apenas obervar nossas cobais?
Ednar Façanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário